domingo, 26 de setembro de 2010

Um pequeno guarda-roupa

O primeiro passo pra fazer um móvel desses é escolher o modelo. Pesquise bastante, calcule o tamanho para poder caber no ambiente, para o que você quer que ele tenha... e depois o ideal é fazer um rascunho, com as medidas reais, se possível, para que você possa ter um bom planejamento na hora de cortar e montar. Notem na foto abaixo que eu aproveitei o desenho em papel milimetrado pra depois servir de molde na hora de serrar os pés.

Depois disso eu colei os pés já na base das gavetas. Essa base eu cortei em papel paraná, porque não tinha à mão madeira de dois milimetros.
Então, com as demais peças cortadas, começou a fase mais chatinha, fazer os encaixes. É chatinha mas é fundamental se você quer um trabalho bem feito, firme e que dure mais. Assim as partes não correm o risco de descolar. Notem que eu fiz o cabo onde vão pendurados os cabides (sim, eu planejo fazer cabides e roupinhas, senão não tem graça). E ele precisa ter um buraco próprio pra encaixe. Eu experimentei bem os encaixes antes de colar, pra não correr riscos de colar torto e ter que desfazer depois.
Antes de colar todas as partes, não esqueça de fazer a porta, a menos que você tenha dobradiças que possa usar. Como podem ver eu ainda não removi a película do espelho de petg, porque ainda falta pintar e colar outras partes.
Aí sim, tudo colado no seu lugar. Depois disso é moleza, só colar o tampo superior e fazer a gaveta. O tampo será de paraná também por ser mais fácil de "moldar".
Detalhe na hora de moldar o papel. Primeiro eu umideci o papel levemente com um borrifador. Depois passei cola cascorez (porque usei 2 folhas). Então fui moldando primeiro só com as mãos, depois com a ajuda de régua e paquímetro.
Aí eu já estou dando uma ajudinha na secagem com um secador de cabelos.
Peças da gaveta cortadas. Nem sempre você consegue que a gaveta fique certinha de primeira (aliás é um milagre se ficar). Tem que lixar, experimentar a parte da frente antes de colar, pra ver se vai ficar certinho. Como eu já falei antes miniatura é trabalho de paciência, principalmente se você quer que fique bem feito.
Olhem aí o guarda roupa pronto, já dentro da room. Já pintado, com detalhes no espelho, não ficou exatamente como o projeto original no papel, mas eu gostei muito do resultado.
E aqui com a porta e gaveta abertas, pronto pra guardar as roupinhas da Ingrid. Agora faltam uma mesinha de cabeceira, mesa e cadeira de toucador.... quadros... enfim, faltam vários detalhezinhos, mas já está ficando como eu queria.

11 comentários:

Dollhouse Brazil disse...

Ana,

Não sei qual era o projeto inical do guarda-roupa, mas como ficou está lindo!

Vc usou o truque dos alfinetes para a porta?

Evelyne

lluna disse...

Es un trabajo fantástico!!!Está muy bonito ese armario. Besitos. Olga

Ana disse...

Muy buen trabajo¡¡¡ Felicidades

Ana disse...

Gracias por tus palabras, claro que si participas en mi sorteo.Ya estas apuntad.Besos

Ana Cecilia disse...

AnaSeu projeto esta ficando lindo.
Parabéns.
Abraços
Ana Cecilia

Crisminiaturas disse...

Como sempre um arraso!
A qualidade das suas minis só vem aumentando e a criatividade também!
Parabéns Ana Paula!

Katiana disse...

OI Ana Paula!! não conhecia o seu blog. Adorei!! Beijos!!

Marcia Lemos disse...

Oi Anna,

Onde posso encontrar o espelho petg??

Aguardo!

Márcia Elena
Sorocaba
marciae@tvtem.com

ray disse...

oi gostaria de saber como faco para conseguir moldes de armarios (na verdade gostaria de saber se voce faz as pecas com moldes e se sim como aco para conseguir)e tbm como faco para conseguir imagens(fotos) e miniauras eu realamente nunca tinha visto e comopretendo se tudo der certo fazer este tipo de arte preciso de ajuda ainda mais pq no meu estado e meio complicado achar este tipo de coisa eu moro em mato-grosso se voce puder me ajudar me mande um email ray-cba@hotmail.com beijos e otimo trabalho

rosy disse...

OI, AMEI SEU BLOG VOCÊ TEM O MOLDE DO GUARDA ROUPA PARA ENVIAR.
OBRIGADA, BEIJOS.

Ramon Abreu disse...

Olá Ana,
me chamo Ramon e sou novíssimo em idade e na arte das miniaturas, mas já me encantei por tudo que vi no seu blog, eu só queria pedir uma ótima ajuda a você caso possa me ajudar... Eu gostaria de saber se você tem como compartilhar as medidas deste guarda-roupa e sua permissão para copiá-lo, ou reproduzi-lo parecido! Muito obrigado.